Melhores Técnicas para cortar cabelos cacheados
27/04/2016

Melhores Técnicas para cortar cabelos cacheados

Quem tem cabelos cacheados sabe bem que os caracóis precisam de cuidados muito específicos para ficarem bonitos. Além de produtos que ajudem no volume e definição, o corte tem que ser preciso para que as madeixas tenham o peso e o movimento correto. Como a maioria dos cabeleireiros está acostumada a lidar com cabelos alisados, nem todos sabem as técnicas corretas para cuidar desse tipo de fio - fique de olho nas dicas da cabeleireira Mônica Felix e da blogueira Cinthya Rachel para saber exatamente o que pedir quando chegar ao salão.

FIQUE ATENTA AO INSTRUMENTO E À MANEIRA QUE O FIO ESTÁ SENDO CORTADO
A primeira lição a ser aprendida é que cabelos cacheados só devem ser cortados com tesoura e sempre na posição vertical. Especializada nesse tipo de corte, Mônica explica que a navalha ou uma tesoura usada na horizontal agem da mesma forma e são prejudiciais para os caracóis: "elas tiram o caimento certo, não permitem que os cachos se encaixem e ganhem o formato certo", conta a profissional, que ainda diz que isso afeta a saúde do cabelo: "essa forma equivocada de cortar gera fissuras nas extremidades que são as chamadas pontas duplas", revela a profissional.

O FORMATO ESCOLHIDO TAMBÉM PODE FAZER TODA A DIFERENÇA
Um cabelo sem volume ou com formato triangular - aquele que fica com a raiz baixa e pontas cheias - é sinal de corte errado. Assim como a tesoura não pode passar de maneira reta pelos fios, o corte escolhido para um cabelo cacheado também não pode ser reto: "quando isso acontece, os fios armam embaixo e criam o chamado efeito abajur. Os cachos ficam como se fossem um bloco só na ponta", conta. Cortar de uma forma irregular e com algumas mechas repicadas impede que os fios pesem trazendo movimento aos cachos e permitindo que eles consigam o volume ideal.

CABELOS CACHEADOS NÃO DEVEM SER CORTADOS MOLHADOS
Molhar os cabelos antes de cortar é um costume que toda mulher aprende desde pequena, mas para quem tem cabelos cacheados o ideal é fazer exatamente o oposto. Manter as madeixas secas enquanto a tesoura trabalha mecha por mecha é a forma mais segura de saber como o visual vai ficar depois: "só assim dá para ver o encaixe dos fios. Cachos cortados quando estão molhados vão se comportar de uma maneira totalmente diferente quando secarem e aí vai ser uma surpresa o resultado final", diz a cabeleireira.

CORTES DEVEM SER FREQUENTES, MAS SEM EXAGEROS
É verdade que um cabelo sem corte não cresce saudável, mas como quem tem cachos costuma reclamar da demora no crescimento, Mônica traz boas notícias: "a frequência para manter as pontas é cortar de dois a três meses, não tem jeito. Mas se pensarmos que a manutenção tira menos de um centímetro de comprimento e que em três meses os fios podem ter aumentado mais de três centímetros, a média vai ser sempre positiva", indica.
curls hair cuidados cortes movimento